top of page
  • Foto do escritorAPB

Plano de Aposentadoria - Por Que Fazer?

Atualizado: 17 de jan.

Todos nós por vezes sonhamos na almejada aposentadoria. Para muitos, sobretudo para os mais jovens, se trata de algo distante e praticamente inalcançável, enquanto que para os mais idosos, ao chegarem próximo da hora de se aposentarem, por vezes acabam se deparando com a colheita das decisões equivocadas que fizeram durante a vida de trabalho, impactando negativamente na concessão da aposentadoria.


Justamente por se tratar de algo que ocorre em longuíssimo prazo, a maioria das pessoas acaba deixando de lado o conhecimento pelas regras previdenciárias, bem como com a forma de contribuição a que estão submetidas.


Ocorre que a concessão da aposentadoria sempre se baseia no histórico de contribuições do segurado, de maneira que o caminho é tão importante – ou até mais importante – que o destino.


Por isso, independentemente da forma de contribuição ou regime de trabalho a que esteja submetida a pessoa, a realização de um bom planejamento previdenciário é fundamental para garantir a melhor eficiência em matéria de aposentadoria.


Ainda, justamente por se tratar a contribuição previdenciária de uma obrigação mensal sucessiva, ou seja, é paga pelo cidadão todos os meses, o ideal é que o trabalhador se inteire dos seus direitos o quanto antes.


  • O Plano de aposentadoria se baseia em um estudo aprofundado das contribuições previdenciárias já pagas por determinado indivíduo ao longo de sua vida, atrelado as condições fáticas atuais de trabalho, tais como o regime de previdência a que a pessoa esteja vinculada, valores e forma de contribuição escolhidos.


Ao final do estudo, o planejamento previdenciário se torna um parecer jurídico em forma de relatório com projeções, cenários e simulações de aposentadoria que ajudam o contribuinte a entender seus direitos e adotar a melhor decisão em relação a este momento tão importante da sua vida.


  • Em alguns casos, o planejamento previdenciário também pode ajudar a economizar dinheiro com estratégias para reduzir contribuições.


De forma resumida, o planejamento previdenciário serve para garantir tranquilidade e segurança para aquelas pessoas que pretendem receber uma aposentadoria justa.


Em tempos de insegurança jurídica, no qual as leis e suas interpretações mudam cotidianamente, entender seus direitos previdenciários se tornou uma tarefa bastante complexa.


Portanto, se planejar para a aposentadoria acaba sendo a melhor forma de encarar as dificuldades impostas pela legislação previdenciária.


A partir da análise da documentação previdenciária do contribuinte, é possível verificar possíveis pendências no CNIS que precisam ser corrigidas, organizar a documentação necessária para que nenhum período de contribuição seja desconsiderado pelo INSS, evitar atrasos na aposentadoria, identificar o melhor momento possível para apresentar o pedido de aposentadoria e indicar o que se deve fazer para receber o benefício com o maior valor possível no menor tempo.


Perto dos benefícios que o planejamento previdenciário trás a quem o contrata, os valores investidos tornam-se uma verdadeira pechincha!


Isso porque o contribuinte passará a ter uma visão clara da sua situação previdenciária, permitindo-o a tomar as decisões corretas para que, quando a hora chegar, poder ter certeza que gozará de uma aposentadoria tranquila e condizente com os árduos anos trabalhados para conquista-la.


Dessa forma, a escolha de empresas e profissionais qualificados e especialistas no assunto é imprescindível para um resultado de qualidade.


Aqui na APB, prezamos sempre pela qualidade e profissionalismo na prestação de nossos serviços e ficaríamos muito honrados em tê-lo como nosso próximo cliente 100 % satisfeito!


60 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page